Internamento versão residencial: consulte-nos

Tipos de consulta


  • Consulta de especialidade

    Consulta de especialidade em psiquiatriapsicologiapedopsiquiatrianeurologiamedicina familiar, fisioterapia, acupunctura médica e nutrição.

  • Sexologia

    Consulta especificamente dedicada aos diferentes problemas da sexualidade.

  • Toxicodependência e Alcoolismo

    A CSSC estabeleceu um protocolo com a Comunidade Terapêutica – Cleanic, para tratamento deste importante problema, tanto na fase de desintoxicação, de acompanhamento em ambulatório ou em comunidade terapêutica.

    www.cleanic.pt

  • Terapia de casal e familiar

    Intervenção a nível do casal e da família, no caso em que há disfuncionalidade e conflito.

    Terapia de casal e familiar serve como espaço terapêutico protegido e monitorizado, onde todos podem expor e explicar os seus pontos de vista, com a ajuda de clínicos que são neutros e estão emocionalmente afastados das dinâmica do casal e da família, permitindo assim uma análise mais racional e objetiva, na procura de soluções.

  • Psicodrama

    Psicodrama é uma técnica de psicoterapia em grupo em que se usa a representação dramática improvisada, de cenas ou temas propostos pelas próprias pessoas em terapia, como núcleo de abordagem e exploração da <u”>psique humana e dos seus vínculos emocionais, visando a catarse e o desenvolvimento da espontaneidade do indivíduo.

    Se está interessado em ingressar num grupo pfv contacte a CSSC – info@cssc.pt

  • Psicodiagnóstico

    Uso de testes psicométricos para esclarecimento ou confirmação e caraterização de diferentes patologias neuropsiquiátricas.

  • Avaliação neurocognitiva

    Uso de testes psicométricos para caraterização de diferentes patologias neuropsiquiátricas. É o primeiro passo para intervenções de reabilitação (usualmente na esquizofrenia ou outras psicoses) ou de remediação (usualmente nos síndromes demenciais).

  • Intervenções de remediação e de reabilitação neuropsicológica

    Existem diversas patologias que afetam diferentes zonas cerebrais, sendo que estas passam a ter a sua funcionalidade afetada. Isso acontece de forma usualmente não progressiva em alguns pacientes com esquizofrenia e de forma inexorável e progressiva nos quadros demenciais.

    Em ambas as situações, após a correta avaliação da situação, nomeadamente através de uma avaliação neurocognitiva e de exames de imagem, é possível minorar e mesmo reverter algumas das limitações secundarias à doença.

    As intervenções de reabilitação – na esquizofrenia e outras psicoses, tentam recapacitar o cérebro de todas as suas funcionalidades, levando até ao limite do possível o seu potencial de regeneração e tratamento.

    Nas intervenção de remediação – nos síndromes demenciais, o objetivo principal é retardar a diminuição progressiva das capacidades do paciente alargando, tanto quanto possível, o período de tempo em que este mantem a sua autonomia e capacidades.

  • Intervenção de Psicoeducação

    O conhecimento é fundamental para a nossa vida. Com ele conseguimos tomar as melhores decisões e encontrar soluções onde antes só víamos problemas. Sem ele perdemo-nos na ignorância, no medo e na angústia. Com ele combatemos o estigma, abrimos novos horizontes e encontramos o caminho que melhor se adapta ao nosso problema.

    A psicoeducação tem como objetivo transmitir aos pacientes e suas familiares informações sobre a natureza e tratamento de diferentes doenças, promovendo conhecimentos teóricos e práticos, para que estes possam melhor compreender e lidar com estes problemas.

    A CSSC desenvolveu grupos de psicoeducação, relacionados com três importantes patologias:
    – Psicoses/esquizofrenia e depressão/bipolar para familiares e pacientes.
    – Demência, para familiares.

    Em breve anunciaremos a abertura de novos grupos.
    Se quiser participar e se quiser saber mais informações pfv contactar a casa de saúde – info@cssc.pt

  • Consulta de hiperatividade e défice de atenção (PHDA)

    A PHDA é possivelmente a perturbação de neurodesenvolvimento mais frequente, sendo caracterizada por um conjunto significativo de alterações comportamentais, nomeadamente: desatenção, hiperatividade e/ou impulsividade. As crianças com PHDA apresentam uma grande dificuldade em inibir e ajustar o comportamento a situação ou tarefa específica. Estas dificuldades estão etiologicamente associadas a alterações neurobiológicas e a défices neurocognitivos específicos.
    Nos últimos anos começou a ficar bem patente que, muitas vezes, este problema se mantém na idade adulta, muitas vezes em pessoas não diagnosticadas em criança.
    Assim, na atualidade, olha-se para este patologia nas várias etapas da vida, sendo muito útil uma boa interação entre a pedopsiquiatria e psiquiatria, para o diagnóstico e acompanhamento desta patologia.

  • Consulta de perturbação do comportamento alimentar (PCA)

    As perturbações do comportamento alimentar são doenças que provocam distúrbios graves na forma como os doentes avaliam o seu peso e imagem corporal, com marcado impacto desta avaliação no seu autoconceito.
    As perturbações mais comuns são a anorexia e bulimia nervosa.
    Tipicamente, os indivíduos com perturbações do comportamento alimentar tornam-se muito focados em aspetos relacionados com a alimentação e exercício físico, e passam a guiar-se por padrões rígidos e pouco saudáveis, tendo habitualmente como objetivo a perda de peso. Estes aspetos assumem uma relevância central na vida de quem sofre destas perturbações, deixando para trás outros aspetos habitualmente mais valorizados do quotidiano.

  • Programa de Educação Parental – Programa Anos incríveis

    Grupos para pais destinados a apoiá-los no desenvolvimento da sua relação com os filhos, nomeadamente no estabelecimento de regras e no controlo seu comportamental.

    Em breve anunciaremos a abertura de novos grupos.
    Se quiser participar e se quiser saber mais informações pfv contactar a casa de saúde – info@cssc.pt

  • Life Coaching

    O coaching consiste num processo motivador, de definição de objectivos e de planos de acção.
    O Life Coaching é um processo de acompanhamento contínuo, orientado para a acção, que visa melhorar resultados e comportamentos, tendo como objectivo, trazer para o desempenho diário o melhor das pessoas.

    O processo de coaching constitui um relacionamento de parceria, de influência mútua, numa dinâmica de mudança facilitadora da definição e alcance de objectivos próprios. Conduz ao êxito, à autonomia e à auto-realização.
    Neste processo, o papel do coach é o de proporcionar ao cliente uma estrutura de apoio e de feedback. O coach ajuda o cliente a definir e a atingir os seus objectivos pessoais e profissionais com uma rapidez e facilidade que seriam pouco prováveis de outra forma.

    O papel do coach é de facilitador. O coach não ensina, facilita a obtenção ou reforço de auto-estima e de performance do seu coachee.
    O papel do cliente (coachee) é de receptividade ao processo de coaching e papel activo na construção e desenvolvimento das suas próprias competências.

    O cliente define e concretiza os seus objectivos com o apoio do coach e este transforma as actividades do cliente em situações de aprendizagem, com vista a melhorar a sua auto eficácia, o seu desempenho, a sua empregabilidade, e o desenvolvimento das suas potencialidades.

  • Psiquiatria e psicologia forense

    Articulando os conhecimentos da medicina e da psicologia com o direito, este Serviço propicia o estudo de ofensores e vítimas no âmbito, nomeadamente:

    – Avaliação da imputabilidade
    – Avaliação da perigosidade
    – Avaliação da capacidade de o indivíduo reger a sua pessoa e bens
    – Avaliação da capacidade profissional
    – Avaliação da capacidade de custódia parenteral
    – Avaliação do estado psíquico de uma vítima
    – Avaliação da capacidade ou fiabilidade de um testemunho
    – Mediação de conflitos no divórcio (regulação das responsabilidades parentais e de outras questões familiares (ex.: partilhas); mediação de outros tipos de conflito.

  • Consulta de mediação de conflitos

    A consulta de mediação da CSSC disponibiliza Serviços Específicos de Mediação Familiar, Serviços de Mediação de conflitos na Escola (entre alunos, entre pais e professores) e entre cidadãos (por exemplo, entre vizinhos).

    O que é a mediação e como funciona
    A MEDIAÇÃO é um meio de resolução de litígios/ conflitos, alternativo aos tribunais e ao sistema judicial.
    Através da MEDIAÇÃO, os conflitos são resolvidos fora dos tribunais, de modo amigável.
    A MEDIAÇÃO tem carácter VOLUNTÁRIO e CONFIDENCIAL e assenta no pressuposto que a melhor solução é aquela que é construída e encontrada pelas partes em conflito, em vez de imposta pelo Tribunal.
    Os ACORDOS obtidos pelas partes em processo de mediação podem ser levados a sede judicial e HOMOLOGADOS PELO JUIZ.
    Para processos que já tenham dado entrada em Tribunal, poderá ser feita a suspensão voluntária da instância e ser iniciado um processo de mediação.
    O conteúdo das sessões de MEDIAÇÃO não pode ser divulgado nem utilizado como prova em Tribunal.
    Na MEDIAÇÃO os cidadãos que apresentam um conflito, são auxiliados por um TERCEIRO IMPARCIAL E NEUTRO, que promove o diálogo, o mediador.
    O Mediador tem de ter FORMAÇÃO ESPECIALIZADA e certificada, trabalha segundo um código deontológico próprio de observância obrigatória.
    O MEDIADOR guia as partes, estabelece um enquadramento comunicacional que possibilita o apaziguamento do ambiente, o restabelecimento da qualidade relacional, e possibilita o estabelecimento do diálogo necessário para que as partes possam encontrar, por si mesmas, a base do acordo que resolva o litígio que as opõe.
    No final dum processo de mediação bem-sucedido é estabelecido um acordo.

    Vantagens da mediação
    Todos aqueles que participam num processo de mediação fazem aprendizagens de comunicação, assertividade e de desenvolvimento pessoal, que poderão utilizar no futuro e noutros contextos.

    As vantagens da mediação relativamente aos tribunais
    + CELERIDADE: Em média um processo de mediação dura entre DOIS A TRÊS MESES.

    + CUSTO: Muito MENOR que o custo de um processo judicial que envolve sempre as despesas com um advogado e as custas do processo. Acresce que as despesas são PREVISIVEIS, à data de início do processo de mediação. Ao contrário do que acontece com o sistema judicial.
    + ACORDO E SEU CUMPRIMENTO: Os ACORDOS obtidos em mediação têm maior garantia de cumprimento pelas partes pelo facto de terem sido construídos por elas e terem sido ajustadas às necessidades específicas de cada caso particular.

    Vantagens na situações de divórcio e separação
    Nestes casos o processo de mediação contribui:
    + Para um melhor ajustamento dos pais e dos filhos à nova etapa do ciclo de vida da família.
    + Previne a depressão e a ansiedade e pode contribuir para a diminuição do uso de medicação;
    + Contribui para a estabilização ou melhoria do desempenho escolar dos menores e a prevenção das alterações do comportamento;
    + Previne os conflitos futuros e a rutura definitiva das relações familiares;

    COMO PROCEDER PARA UTILIZAR ESTE RECURSO?
    Agende na CSSC uma pré-sessão de mediação onde será informado acerca do processo de Mediação. Ou contacte-nos por mail: Sónia Gonçalves – psisgoncalves@gmail.com

  • Consulta de aptidão para a condução

PARA MAIS INFORMAÇÕES E MARCAÇÃO, PFV CONTATAR A CSSC