Internamento de longa duração (tipo residencial): consulte-nos

Clube Anos com Vida (CAV)


“Having dementia does not, in itself, entail a loss of personhood”
Kitwood, 1997, pp.13

O Clube Anos com Vida integra pessoas com diagnóstico de défice cognitivo ligeiro ou demência. A intervenção que é realizada junto da pessoa com demência e dos seus familiares/outros significativos é baseada numa abordagem centrada na pessoa. Isto significa que após o primeiro contacto é realizada uma avaliação multidisciplinar que permite um melhor conhecimento sobre a pessoa – as suas competências/potencialidades e fragilidades, o diagnóstico, a sua história de vida e o seu enquadramento familiar, para que se possa elaborar o “Plano Individual de Cuidados”. 

Um ponto diferenciador de intervenção da CSSC diz respeito ao acolhimento que é cuidadosamente preparado aquando da integração, seja em contexto residencial, unidade de dia ou pontual (descanso de cuidador). Este processo é de particular relevância no que diz respeito ao sucesso da intervenção pois permite construir, desde uma fase inicial, ferramentas de intervenção (eg. livro de vida) que potenciam a ação de toda a equipa (melhor conhecimento da pessoa), melhorar e adequar as próprias estratégias de intervenção junto da pessoa e também junto de outros significativos. É necessário um conhecimento adequado da pessoa com demência para que seja possível motivá-la para a intervenção. O facto de a pessoa com demência ser a figura central no processo faz com que a probabilidade de se dar resposta às suas necessidades seja maior, criando-se em simultâneo experiências significativas essenciais para o seu bem-estar e manutenção da autonomia.

Baseada nas abordagens centrada na pessoa (Kitwood, 1997) e demência positiva (Killick, 2013) (Cf. Imagem 1) o plano terapêutico integrado irá englobar um conjunto de intervenções adaptado à pessoa independentemente do grau de evolução da patologia.

A título de exemplo, a par do acompanhamento psicoterapêutico, irão ser dinamizadas intervenções na área da estimulação cognitiva (em diferentes formatos – individual/grupo e metodologias – papel, tecnologia); estimulação sensorial; reminiscência; musicoterapia; playfulness; intervenção pela arte, entre outros.

Imagem 1: Intervenção Centrada na Pessoa (Kitwood, 1997)

Um dos fatores determinantes para o impacto da intervenção está relacionado com a comunicação, muitas vezes subestimada nas pessoas com demência. Seguindo, uma vez mais, as boas práticas de intervenção nesta área, irá ser dada primazia à comunicação, sendo esta, centrada na pessoa, ou seja, defendendo que independentemente da patologia e do impacto da mesma a comunicação com a pessoa com demência é sempre possível (Cf. Imagem 2).

Imagem 2: Comunicação Centrada na Pessoa

As guidelines internacionais apontam para os benefícios das abordagens baseadas no Ageing in Place. As intervenções realizadas na CSSC permitem pôr em prática estas orientações já que mesmo quando a integração em regime residencial é necessária se salvaguardam os seus princípios: preservação da independência/autonomia; manutenção de ligações com a comunidade (combatendo o isolamento); vinculação ao espaço (salvaguardando interesses, gostos e preferências pessoais). Por outro lado, quando a integração é em unidade de dia, é feita a ligação com o ambiente familiar salvaguardando os princípios enunciados anteriormente.

O facto de a estrutura ter sido construída de raiz permitiu uma maior adequabilidade do espaço à intervenção junto da pessoa com demência uma vez que se procurou que a mesma integrasse os princípios das instituições amigas das pessoas com demência.

Outro dos fatores diferenciadores da intervenção da CSSC nesta área diz respeito ao acompanhamento que é prestado aos familiares/cuidadores da pessoa com demência. Este acompanhamento ocorre em diferentes modalidades (eg. individual e em grupo) e tem como objetivo não só a intervenção psicoeducativa em diferentes domínios (eg. comunicação, alterações comportamentais, luto, entre outras) mas, também, o apoio psicológico/emocional.

O Clube Anos com Vida funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, sendo o horário personalizado em função do Plano Individual de Cuidados definido.