Alexitimia
ALEXITIMIA é um termo usado na psicologia para descrever pessoas com:
Problemas em identificar e descrever sentimentos subjetivos;
Dificuldade em distinguir emoções de sensações físicas;
Diminuição dos sonhos e incapacidade de simbolizar;
Tipo de raciocínio concreto e objetivo, voltado para a realidade externa;
É assim um traço de personalidade que afeta a capacidade de uma pessoa de reconhecer e descrever suas próprias emoções, bem como de entender as emoções dos outros.
As pessoas com alexitimia tendem a ter uma desconexão emocional e podem parecer frias, indiferentes ou distantes dos outros. Elas podem ter dificuldade em descrever seus próprios sentimentos e tendem a usar uma linguagem mais objetiva quando se referem a suas emoções. Por exemplo, em vez de dizer “estou triste”, elas podem dizer “estou a ter uma sensação estranha no peito”.
A alexitimia é frequentemente associada a perturbações psicológicos e psiquiátricos, como perturbação do espectro autista, depressão, perturbação de ansiedade, perturbações alimentares, entre outros.
O tratamento para a alexitimia envolve psicoterapia para ajudar a pessoa a desenvolver capacidades emocionais e melhorar sua capacidade de comunicar e de se conectar emocionalmente com os outros. O uso de técnicas como a psicoterapia cognitivo-comportamental pode ajudar a pessoa a identificar e compreender suas emoções e a expressá-las de forma mais eficaz.