Internamento de longa duração (tipo residencial): consulte-nos

Afeto


O AFETO pode ser definido como uma experiência subjetiva de emoção ou sentimento que se manifesta através de expressões comportamentais e fisiológicas. Em outras palavras, é a maneira como uma pessoa sente e expressa suas emoções, num determinado momento.

Muitas doenças psiquiátricas podem apresentar alterações do afeto, nomeadamente:

  • Esquizofrenia: a pessoa pode apresentar afeto embotado, isto é, um estado de redução ou ausência de expressão emocional, ou ainda afeto inadequado, expressando emoções que não condizem com a situação, como rir diante de notícias trágicas.
  • Depressão: a pessoa pode ter afeto diminuído, apresentando tristeza, desânimo, apatia e falta de interesse em atividades que antes lhe davam prazer.
  • Perturbação bipolar: a pessoa pode ter alterações abruptas no afeto, oscilando entre episódios de euforia intensa (mania) e de tristeza profunda (depressão).
  • Perturbação de ansiedade: a pessoa pode apresentar afeto de medo intenso, tensão, apreensão ou preocupação excessiva.
  • Perturbação de personalidade borderline (estado limite): a pessoa pode apresentar instabilidade emocional, com mudanças rápidas e intensas no afeto, que podem levar a comportamentos impulsivos e autodestrutivos.