A CSSC
A Casa de Saúde de Santa Catarina (CSSC) é uma estrutura de atendimento médico quase centenária. Durante as últimas décadas prestou importantes serviços na área da medicina e psiquiatria. É já em finais de 2011 que iniciou o desenvolveu um novo e ambicioso projeto, abrangente, integrador e de continuidade, que envolve várias especialidades e clínicos, nomeadamente psiquiatria, psicologia, pedopsiquiatria, neurologia, medicina familiar, nutricionismo, bem como medicinas alternativas. Neste novo projeto, manteve-se o enquadramento palaciano, traça original da casa de saúde, familiar e intimista, a boa comida, o atendimento cuidado e individualizado, sem descurar a modernização contínua de diversos espaços e settings.
É a única Casa de Saúde na área da neuropsiquiatria e saúde mental que conjuga uma série de especificidades, nomeadamente:
- Espaço exterior (jardim);
- Atividades ocupacionais, com terapia ocupacional e reabilitação psicossocial;
- Equipa de enfermagem de especialidade;
- Centro de eletroconvulsivoterapia e soroterapia.
Por outro lado tem uma visão de continuidade e de integração:
- Continuidade dos cuidados, atendendo todas as idades, sem ruptura no atendimento entre as clássicas divisões da infância/adolescência – idade adulta – terceira idade;
- Integração de conhecimentos entre as várias especialidades da neuropsiquiatria e saúde mental. No mesmo espaço físico, todos os saberes e todas as respostas.
Permite igualmente encontrar a solução ideal para os vários problemas dos pacientes e seus familiares, uma vez que dispõem das vários enquadramentos terapêuticos:
- Consulta;
- Internamento. Situações agudas e de longa evolução (tipo residencial);
- Tratamento em ambulatório.